Alunos - Turmas de 2019

A cada ano, o Cursinho FGV abre inscrições para as turmas de Exatas, Humanas e Direito FGV, e todos aqueles interessados em nossos cursos podem prestar o nosso processo seletivo para serem nossos alunos! Nós queremos ajudar todos, mas infelizmente possuímos recursos limitados (humanos e financeiros) e, por isso, há a necessidade de se realizar uma seleção de candidatos por meio do processo seletivo. Mas não se preocupem, disponibilizamos diversas vagas e você pode ser o próximo aluno do CFGV!

PDF

Baixe já o Manual do Candidato e confira tudo o que você precisa saber sobre o nosso processo seletivo!

Indisponível

Processo Seletivo

Mas afinal, como funciona o processo seletivo do Cursinho FGV? Essa é uma pergunta que nós recebemos com frequência, e aqui você poderá tirar todas as suas dúvidas. O processo seletivo do Cursinho constitui de 4 fases:

1. Inscrição

Quando? Geralmente ocorre com dois ou três meses de antecedência ao dia da prova, nas primeiras semanas de agosto.

Onde? É realizada na internet, por meio de um questionário online cujo link é divulgado em nosso site e na página do Facebook.

Como? A fase de inscrição é onde todos os candidatos demonstram seu interesse para a realização do processo seletivo do Cursinho FGV, para que nós possamos ter o controle de todos aqueles que querem ser nossos alunos. Embora seja a fase inicial, o questionário online é de extrema importância e nos permite conhecer melhor cada candidato, ocorrendo uma seleção prévia de candidatos aptos a realizarem a prova. Por isso, não façam de qualquer jeito a inscrição! Todos os aspectos são avaliados na seleção de candidatos.

2. Prova e Questionário

Quando?Ocorre em data previamente marcada e divulgada em nosso site, na página do Facebook e via email. Geralmente ocorre em outubro.

Onde? Em um dos prédios da FGV-SP, com aviso prévio aos candidatos em relação ao endereço, caso haja alguma mudança.

Como? Essa fase do processo seletivo consiste na aplicação de uma prova de conhecimentos gerais e de um questionário socioeconômico. O questionário socioeconômico serve para nós avaliarmos mais profundamente o perfil de cada candidato, portanto, as informações colocadas no mesmo devem ser 100% verdadeiras. A prova, por sua vez, é constituída por questões de conhecimento gerais. Há também uma redação para ser feita dentro do horário estipulado.

3. Entrevista

Quando? Em data a ser definida, geralmente em torno de 1 mês após a realização da prova e divulgação do resultado.

Onde? O resultado parcial do processo seletivo é divulgado via email a todos os candidatos, com as devidas instruções para todos comparecerem à FGV, em sala previamente marcada.

Como? A entrevista tem como objetivo conhecer um pouquinho mais os candidatos. A primeira parte é focada no seu perfil econômico e na renda da sua família e requer a avaliação de alguns documentos. A segunda parte é mais voltada para conhecer melhor o seu perfil: queremos saber sobre você, sobre a sua família, sobre seus interesses, etc. A entrevista é bem tranquila e precisa de toda a sua sinceridade. Para a realização da entrevista, são necessários alguns documentos que serão especificados posteriormente.

4. Resultado e Matrícula

Quando? Em data a ser definida, geralmente em torno de 3 semanas após a realização da entrevista e divulgação do resultado.

Onde? O resultado do processo seletivo é divulgado na internet, em nossa página do Facebook, em nosso site e via email a todos os candidatos. A matrícula, por sua vez, é realizada na FGV EAESP.

Como? Após a divulgação dos resultados, os candidatos aprovados são instruídos a comparecerem na FGV EAESP em horário marcado, com seus devidos documentos em mãos, para se matricularem no Cursinho FGV e, finalmente, tornarem-se alunos do cursinho que é mais que um cursinho!

Perguntas Frequentes

Por que existem duas turmas voltadas para o ENEM e uma específica para o curso de Direito na FGV?

Decidimos abrir duas turmas cujo foco é ENEM para ampliar as oportunidades de ingresso em diversas universidades que são contempladas pela pontuação no ENEM. Já a turma de Direito existe para suprir as necessidades de conhecimentos específicos exigidos pelo vestibular de Direito na FGV, que é uma prova muito diferente das demais.

Quem dá as aulas?

As aulas são ministradas por alunos da graduação, da pós-graduação e professores convidados pelos membros do CFGV. Todos estão aptos a dar aulas, não tendo sempre formação acadêmica superior na área, e todos são voluntários.

Tenho que pagar algum valor para ser um aluno do CFGV?

Não! O Cursinho FGV é totalmente gratuito.

A inscrição no processo seletivo garante minha vaga no CFGV?

Não. A inscrição é apenas uma das fases do Processo Seletivo.

Se eu for aprovado no CFGV, tenho vaga garantida na faculdade?

Não. Se você for aprovado no processo seletivo do Cursinho FGV, poderá se matricular e assistir às aulas preparatórias para o vestibular, mas não garante aprovação na faculdade.

Qual a relação entre o Cursinho FGV e a Fundação Getúlio Vargas?

A Fundação Getúlio Vargas cede o espaço físico que utilizamos para dar aulas e oferecem outras formas de suporte. O CFGV não tem participação de nenhum professor da FGV.

Quais os horários das aulas?

As aulas serão dadas aos sábados, das 7:00 às 18:00 ou das 08:00 às 18:00, de acordo com o curso escolhido. O candidato que for aprovado receberá a grade horária das aulas de forma mais detalhada. Algumas turmas também contam com simulados aos domingos.

Como funciona o Processo Seletivo?

O candidato que se inscreveu pela internet terá seus dados socioeconômicos avaliados. Caso seja aprovado na análise de tais dados e esteja entre os 600 primeiros inscritos aprovados, receberá um e-mail solicitando a carta de motivação. Haverá duas chamadas para o envio da carta de motivação, e apenas aqueles que receberem estes e-mails e enviarem a carta de motivação no prazo estabelecido poderão prosseguir no processo. Após essas etapas, receberá um e-mail informando data da prova, documentos necessários e outras informações importantes. No dia da prova, deverá comparecer à FGV e realizar uma prova de conhecimentos gerais. Posteriormente, os aprovados na prova realizarão a entrevista. Os aprovados nessas fases serão convocados para a matrícula presencial.

Quem pode prestar o processo seletivo?

Quem já concluiu o Ensino Médio ou concluirá em 2019 e possuir necessidade socioeconômica.

Posso mudar a data/horário da prova?

Não. A prova será realizada apenas em um dia para todos os candidatos.

Como saberei se fui aprovado ou não?

Um e-mail será enviado informando se o candidato foi ou não aprovado. Além disso, se for aprovado, o candidato será informado quando comparecer para realizar a matrícula e que documentos levar.

Para que turma devo ir no CFGV se quero prestar vestibular para direito, mas sem foco na FGV?

Você pode participar de qualquer uma das turmas, basta ponderar quais são as matérias que você tem mais facilidade ou dificuldade. Caso opte pela turma “Direito-FGV”, tenha em mente que você terá uma grande horária baseada no vestibular de Direito da Fundação Getulio Vargas, ou seja, haverá aulas de artes e atualidades, além de uma carga maior em inglês. Já se escolher a turma “Ciêncais Exatas”, haverá mais aulas de matemática do ENEM. Por fim, se escolher a turma “Ciências Humanas”, pense que haverá mais aulas dessa habilidade no ENEM.

Como eu posso falar com o CFGV?

Para dúvidas sobre o Processo Seletivo, mande um email (processoseletivo@cursinhofgv.com) ou converse com a gente pelo Facebook! Ficaremos felizes em responder!

Faça sua contribução e ajude centenas de alunos

Ajude a financiar o sonho de centenas de alunos que desejam cursar o ensino superior em uma instituição de qualidade. Para isso, é necessário que eles tenham recursos para se sustentarem ao longo dessa jornada.